Ibama reivindica suspensão da pesca no Interior
2005-03-18
O Ibama solicitou ao Ministério do Meio Ambiente a suspensão da pesca nos rios do interior do Rio Grande do Sul, devido à estiagem.
A medida, segundo o órgão federal, protegeria os estoques pesqueiros dos rios gaúchos por um período de 60 dias ou enquanto durar a estiagem que avança no Estado. De acordo com o Ibama, a situação dos rios é preocupante pelo baixo volume de água nos leitos.
A moratória proposta, no entanto, não atingiria as lagoas do Litoral Norte e Sul, as lagoas dos Patos, do Guaíba e o Delta do Rio Jacuí. Nesses sistemas, o Ibama verificou que o nível das águas ainda é razoável e não ameaça a sobrevivência dos cardumes.
Ontem, a gerente estadual do instituto, Cecília Hypolito, informou que a proibição da pesca dependerá de uma articulação entre os ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap). A moratória implicaria no pagamento de um seguro-desemprego para os pescadores atingidos pela medida. No Estado, há 39 mil pescadores cadastrados oficialmente pelo governo federal. (ZH,34 / CP,20)