Especialistas em energia de 20 países discutem câmbio climático na Inglaterra
2005-03-18
O governo britânico reuniu nesta semana especialistas em energia de 20 países a fim de discutir questões sobre mudança climática, que a Grã-Bretanha declarou como item prioritário em sua liderança no G8, grupo dos países mais industrializados.
O ministro britânico das finanças, Gordon Brown, disse aos delegados, na abertura do encontro, que a mudança climática não pode mais ser considerada apenas uma questão ambiental, mas uma ameaça à atividade econômica.
– Temos evidências suficientes de que a mudança climática causada pelo homem é o ponto mais distante a que chegamos e o que mais nos ameaça, disse Brown. Problemas derivados da erosão do solo, da degradação dos estoques marinhos são ameaças ao crescimento econômico futuro, acrescentou ele.
Brown conclamou as nações mais ricas a resolverem este problema, tanto porque são elas as suas maiores causadoras quanto porque as nações menos desenvolvidas sentirão os efeitos negativos destas mudanças de forma mais intensa. –A mudança climática é uma questão mais de justiça econômica do que de desenvolvimento econômico, assinalou. (The Independent, 17/3)