China adota medidas de segurança na mineração
2005-03-18
Milhares de chineses morrem todos os anos em acidentes em minas de carvão. O governo do país, por este motivo, criou um departamento especial para tentar reduzir o elevado número de acidentes com trabalhadores em minas de carvão.
Serão reunidos especialistas de diferentes departamentos para gerenciarem um orçamento de US$ 361 milhões destinado a melhorar projetos de seurança no trabalho nas minas chinesas. Enquanto a demanda por energia cresce na China, os fornecedores de carvão têm sido pressionados a fornecer cada vez mais rápido o insumo, levando a um dramático aumento no número de acidentes.
O anúncio referente ao incremento da segurança nas minas de carvão ocorreu depois que um acidente, ontem (17/3), matou pelo menos 18 mineiros em Chongqing. Equipes de resgate informaram que há pelo menos um mineiro perdido. A explosão causou o colapso de um túnel à tarde, algo bem típico de ocorrer nos acidentes em minas chinesas. Somente nos últimos quatro dias, mais de 40 mineiros chineses morreram em acidentes de trabalho.
Oficiais do governo estimam que o número dessas fatalidades chegue a pelo menos 6 mil, embora pesquisas independentes apontem que pode ser três vezes maior. (BBC, 18/3)