FAO: florestas são fonte fundamental de desenvolvimento econômico
2005-03-18
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) afirmou nesta quinta-feira (17/3) que as florestas e selvas do mundo são uma fonte de desenvolvimento econômico fundamental e defendeu uma exploração sustentável e justa dos recursos florestais. Em seu relatório bienal sobre a situação das florestas no mundo, a organização da ONU destaca que uma gestão racional e sustentável das regiões florestais é essencial para o desenvolvimento delas e das comunidades que moram nelas.
A FAO afirma que uma ordenação sustentável das florestas contribuiria decisivamente para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visam a garantir a sustentabilidade ambiental e a redução da pobreza pela metade para 2015. O estudo reconhece que nos últimos anos aumentou consideravelmente o reconhecimento do valor das florestas em todos os aspectos (econômicos, sociais, culturais e ambientais), mas adverte que ainda há um baixo investimento no setor.A FAO destaca também o potencial do ecoturismo, que em países como o Quênia representa 80% dos turistas, que geram um terço das receitas nacionais em divisas.
O organismo reconhece, no entanto, que freqüentemente o turismo de massas pode causar efeitos devastadores nos espaços naturais, por isso pede a adoção de medidas para evitar que essa atividade destrua o meio ambiente. (UOL, 17/3)