Novo tsunami pode ocorrer em menos de um ano
2005-03-18
Um grupo de cientists britânicos que analisa há meses a falha onde se produziu o epicentro do tsunami no sudeste asiático alerta que se poderia produzir um segundo grande sismo naquela zona em cerca de um ano. A razão disto são os chamados sismos paralelos.
O deslocamento da costa de Sumatra que gerou o tsunami deixou níveis perigosos de tensão em duas zonas vulneráveis do local, aumentando significativamente os riscos de que seja produzido um novo sismo de até 7,5 graus na escala Richter, segundo informe dos especialists publicado ontem (17/3) no diárioThe Guardian.
Embora até hoje os cientistas não tenham encontrado um método confiável de prever os terremotos, os geólogos assinalam que os chamados sismos paralelos costumam acontecer com uma diferença de um ano entre um e outro. –Um dos melhores indicadores para se saber quando vamos ter um sismo é haver acontecido um antes, adverte o responsável pelo estudo, o cientista John McCloskey, da Universidade de Ulster.
Desde que no mês de janeiro passado o grupo de cientistas começou a investigar o local onde ocorreu o epicentro, detectou incrementos significativos de tensão na zona. –Assim como os raios não costumam cair duas vezes no mesmo lugar, neste caso, este fator é, sim, predeterminante, assegura McCloskey. Una das regiões ameaçadas é uma área de 50 quilômetros ao longo da falha Sunda, em Sumatra, perto da zona onde se produziu o terremoto de 26 de dezembro. A segunda zona que preocupa os geólogos está justamente abaixo da ilha de Sumatra, perto da cidade de Banda Aceh, onde morreram mais de cem mil pessoas após a tragédia. (El Mundo, 18/3)