Cientistas acreditam que aquecimento global é o pior mal do século
2005-03-18
O aquecimento global persistirá no século XXI, em eu pesem os esforços que estão sendo realizados para a redução dos gases de efeito estufa, segundo estudos divulgados pela revista Science.
Esse aquecimento aumentará a temperatura média do planeta e elevará os níveis dos mares durante o século XXI em mais de 11 centímetros, com uma seqüência de alteraç~eos climáticas, muitas das quais serão negativas.
Tais conclusões foram extraídas de um modelo climático preparado por um grupo de cientistas encabeçados por Gerald Meehl, diretor do Departamento de Dinâmica Global do Centro Nacional de Investigações Atmosféricas dos Estados Unidos.
–Já estamos condenados a esta mudança climática. É possível que, nos próximos anos, se consiga estabilizar as emissões dos gases estufa, mas os níveis do mar continuarão se elevando, com toda uma seqüela de fenômenos, assinalou Meehl. Segundo o modelo estudado pelos cientistas, ainda quando não se agregarem mais gases de efeito estuda na atmosfera, as temperaturas do ar aumentarão, em média, 0,5ºC. Mas, o que é pior, os níveis globais dos mares se elevarão onze centímetros e alterarão a topografia das zonas costeiras, os padrões climáticos e, em conseqüência, a economia de muitos países.
Meehl assinalou que, no caso da Europa, a circulação do Atlântico Norte ajudará a amenizar os efeitos do fenômeno, mas, ainda assim, o continente sofrerá o aquecimento global, como o resto do planeta, devido à emissão de gases que causam o efeito estufa.
As mesmas conclusões foram extraídas de outro estudo realizado por T.M.L. Wigley, um cientistas do Centro Nacional de Investigações Atmosféricas dos Estados Unidos, que prognosticou que, para o ano 2040, a temperatura média da Terra subirá entre 2ºC e 6ºC. E os níveis dos mres subirão cerca de 10 centímetros por século. (El Mundo, 17/3)