Ibama concede licença para gasoduto Carmópolis-Pilar
2005-03-18
O presidente do Ibama, Marcus Barros, concedeu nesta quarta-feira a primeira autorização para a construção do Gasoduto Carmópolis-Pilar, que faz parte do Gasene - projeto de interligação de gasodutos entre o Sudeste e o Nordeste do país. A licença de instalação para o trecho de 177 quilômetros entre Sergipe e Alagoas é a primeira que a Petrobras recebe do Ibama. A obra está orçada em US$ 151 milhões e deve ser concluída em fevereiro de 2006.
A obra total do Gasene terá 4.500 quilômetros de extensão e levará gás natural a indústrias, termelétricas, postos e residências de todo o Nordeste.
O Ibama, em conjunto com os ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente elaboraram um cronograma de concessão de licenças para outros trechos do gasoduto. A expectativa, segundo a assessoria do Ibama, é de que até o fim de maio seja autorizada a construção dos trechos Cabiúnas (RJ) - Vitória (ES), de 325 quilômetros, e Catu (BA) - Carmópolis (SE), de 29 quilômetros.
Em outubro, serão liberadas as obras do gasoduto Cacimbas-Catu, com 941 quilômetros de extensão, ligando o Espírito Santo à Bahia. Com 600 quilômetros, o trecho Pilar (AL) a Açu (RN), batizado de Nordestão II, é o segundo maior gasoduto e deve ser autorizado em março de 2006. (O Globo 17/03)