Pescadores recolhem lixo do mangue
2005-03-18
O Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista e a Prefeitura de Cubatão promoveram ontem uma campanha de conscientização ambiental com a limpeza do manguezal na Vila dos Pescadores para comemorar a III Semana da Água. Esse programa de conservação dos mangues, que pretende entrosar pescadores artesanais e alunos de escolas, segue, neste ano, o lema A ordem é água limpa.
Desde às 8 horas, 30 pescadores com capa de chuva, bota, luva de raspa e colete salva-vidas retiraram diversos tipos de lixo jogado no mangue e arrastado pelas águas. - Retiramos até um sofá, espantou-se Luiz Gonzaga da Silva, 48 anos, pescador há 15 anos.
José Hélio Alves do Santos, 43 anos, também pescador há 15 anos, considera que o programa é válido se houver continuação: - Um dia é pouco para limpar o mangue, deveria ser de 15 em 15 dias.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental do Comitê, Francisco Gomes da Costa Neto, o programa pretende, esse ano, sensibilizar o poder público para disponibilizar recursos para a continuação da limpeza dos mangues e canais do Estuário. (A Tribuna 17/03)