Secretário ouvirá deputados antes de enviar projeto sobre usinas no Pantanal
2005-03-17
O secretário estadual de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, afirmou que ouvirá todos os deputados antes de enviar o projeto de lei liberando a implantação de usinas de álcool no Pantanal. Ele defendeu a proposta, ressaltando que estudo de impacto ambiental definirá a viabilidade do empreendimento na região pantaneira e poderá desenvolver municípios decadentes. Alguns estariam com apenas 5 mil habitantes, contra 12 mil de outros anos.
Lei de 1982 proíbe a instalação de usinas em aproximadamente 30 municípios. A proposta do Governo estadual é liberar a implantação em pelo menos metade. Existem 26 empresas de usina de álcool interessadas em investir R$ 3,6 bilhões na região. Nogueira disse que os conceitos mudaram e a tecnologia afasta o risco de desastre ambiental na região, porque até o bagaço da cana-de-açúcar poderá ser aproveitado com a geração de energia. O vinhoto, considerado o vilão do negócio, poderá ser transformado em adubo ou biodiesel.
Dagoberto Nogueira ressaltou que tentará convencer os parlamentares da importância de usinas, fecularias, siderúrgicas e fábricas de papel na região. Caso não consiga ter o apoio, ele prometeu nem encaminhar o projeto para ser submetido à Assembléia. (Governo do Estado do Mato Grosso, 16/3)