Morador constrói uma barragem na Floresta Nacional
2005-03-17
A Procuradoria da República do DF entrou com Ação Civil Pública Ambiental contra João Soares da Silva na última sexta-feira. Ele é acusado de construir uma barragem dentro da Floresta Nacional de Brasília, próximo ao Rio Descoberto e à barragem que abastece de água 70% da população do DF.
– A barragem ilegal foi construída em outubro do ano passado, para formar um lago. Se romper, haverá danos nas casas próximas ao local e, a longo prazo, turvidez e assoreamentos no rio e na barragem - avisa Elda Oliveira, analista ambiental do Ibama.
O Ibama informou que já havia solicitado ao proprietário o esvaziamento da barragem, mas ele não cumpriu o pedido do órgão. Na ação ajuizada, a procuradora Ana Paula Mantovani requer o esvaziamento emergencial da barragem, baseado em parecer técnico da Caesb, que indicou elevados riscos de rompimento da obra com possíveis danos ao meio ambiente e moradores.
Ocupação- Assim como João Soares da Silva, 200 famílias vivem dentro da Floresta Nacional, segundo dados do IBAMA. A ocupação é ilegal, mas os moradores já estavam no local quando se formalizou a preservação da floresta, em junho de 1999.
– A ocupação da floresta ameaça a preservação dos córregos e lençóis freáticos responsáveis por grande parte do abastecimento de água do DF - explica Elda.
Segundo a analista, o IBAMA e o GDF estudam formas de desocupar o local.
– Não é processo simples, já que temos de encontrar um novo local para as famílias - diz. (JB 16/03)