Ministros do Ambiente do Norte e do Sul se reúnem em Londres
emissões de co2
2005-03-17
Cerca de 30 ministros da Energia e Ambiente de 20 países do Norte e do Sul reuniram-se no dia 13 em Londres para discutir as alterações climáticas e as tecnologias energéticas capazes de combatê-las.
A reunião, informal e organizada por iniciativa do governo britânico, faz parte da preparação da conferência dos oito países mais industrializados (G8: EUA, Reino Unido, Japão, Canadá, Rússia, Alemanha, França e Itália), marcada para entre 6 e 8 de julho em Gleneagles (Escócia). Na sua qualidade de presidente do G8 em 2005, o primeiro- ministro britânico, Tony Blair, estabeleceu como prioridades as alterações climáticas e a África. Além dos membros do G8, são esperados em Londres representantes de outros três países industrializados (Austrália, Espanha e Polônia) e de alguns de países emergentes como China, Índia, Brasil, África do Sul, Coréia do Sul, Indonésia, México, Irão e Nigéria.
Os países convidados são os que terão maiores necessidades de energia nos próximos 30-40 anos, segundo os organizadores. A reunião terá como pano de fundo o atual acelerado crescimento econômico dos países emergentes, que poderá desencadear um crescimento descontrolado das emissões de CO2 e, a prazo, um cataclismo planetário. Perante a aceleração das alterações climáticas, Blair considera indispensáveis novas reduções dos gases com efeito de estufa após 2012, o prazo estabelecido pelo Protocolo de Kyoto. (Folha de São Paulo, 12/03)