Gelo do Himalaia retrai 15 metros por ano, diz WWF
2005-03-17
As geleiras do Himalaia, que representam a maior concentração de gelo no planeta depois do Ártico, estão retraindo cerca de 10 a 15 metros por ano, diz um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) divulgado nesta segunda-feira.
O documento, de acordo com o site da BBC, culpa o aquecimento global pela retração das geleiras e alerta que a rápida retração pode levar a uma crise no abastecimento de água que afetaria milhões de pessoas na Ásia.
–O rápido derretimento das geleiras do Himalaia inicialmente levaria a um aumento no volume de água dos rios e lagos asiáticos, causando inundações. Mas com o tempo esta água desapareceria causando problemas econômicos e ambientais graves no oeste da China, no Nepal e no norte da Índia, disse Jenniffer Morgan, diretora do programa de mudanças climáticas do WWF.
As geleiras do Himalaia alimentam de água sete dos principais rios asiáticos, assegurando água durante todo o ano para milhões de pessoas nos países que beiram esses rios. Menos água acarretaria em dificuldades para hidrelétricas funcionarem, causando problemas na agricultura e na indústria. (JB 14/03)