Senac gaúcho desenvolve programa 4Rs
2005-03-16
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS), implementou o Programa 4 R’S – Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar - com o objetivo de contribuir para o crescimento da consciência ambiental de seus colaboradores na sede do SENAC-RS.
Conforme a coordenadora do programa, Cristiane Martirena, neste ano as unidades de Bagé, Canoas, Carazinho, Caxias, Gravataí, Lajeado, Montenegro, Passo Fundo, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Taquara e Tramandaí adotaram o programa, mas a intenção é de expandir o programa para todas as 33 unidades do Senac no Estado.
Todos os resíduos coletados em Porto Alegre são recolhidos e destinados ao galpão de reciclagem do Centro de Educação Ambiental, localizado na Vila Pinto, em Porto Alegre. A coordenadora afirma que segundo informações que obteve com Departamento Municipal de Limpeza Urbana, 35% dos resíduos diários gerados pela população de Porto Alegre é formada por detritos que podem ser reciclados pela indústria.
< Br>De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2000), do total de lixo coletado nas cidades brasileiras, 88% são despejados em áreas a céu aberto. Do volume restante, apenas 10% têm como destino aterros que, na maioria dos casos, também não estão adequados às normas de proteção ambiental, e somente 2% do total de resíduos são reaproveitados ou reciclados.