Festival da Neve é adiado por causa do calor na Groenlândia
2005-03-16
Enquanto a maior parte da Europa está com temperaturas extremamente baixas, inclusive com recorde de frio na semana passada, na Groenlândia as temperaturas estavam anormalmente elevadas. Tanto que os organizadores do Festival da Neve de Nuuk viram-se obrigados a adiá-lo sine die, ou seja, por tempo indeterminado.
A cidade de Nuuk, que se presume ser a menor capital do mundo, abriga, por causa deste festival, grande número de turistas do Exterior. A comemoração é sempre marcada para a terceira semana do terceiro mês do ano. Nestas ocasiões, costuma haver neve abundante, de boa qualidade, e temperaturas de 15 a 10 graus abaixo de zero. Isto impede o derretimento dos bonecos e outras figuras esculpidas na neve.
Confrme o gerente de turismo de Nuuk, Flemming Nicolaisen, neste ano, a neve está se derretendo, devido ao calor que faz na cidade e aos vários dias de chuva registrados na semana passada. Em uma situação inusitada, o mês de fevereiro teve temperaturas acima de 15ºC na cidade. O Instituto Meteorológico da Dinamarca atribuiu o tempo que está fazendo agora na cidade ao Efeito Foehn, que trouxe ventos secos e quentes à Groenlândia. (El Mundo, 15/3)