FAO avaliará destruição de bosques pelo tsunami
2005-03-16
A Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) solicitou uma avaliação geral dos danos provocados nos bsques pelo tsunami que devastou a costa de vários países do sudeste asiático no último dia 26 de dezembro de 2004. O objetivo é começar a reabilitação dessas áreas.
Segundo informação da FAO, esta decisão foi tomada em uma reunião ministerial sobre bosques no Comitê de Montes, realizada em Viena, na Áustria. Lá, os ministros discutiram o papel da silviculltura na recuperação das comunidades asiáticas e pediram uma avaliação das necessidades de reconstrução florestal para responder melhor às novas exigências visando à reabilitação da área a partir do tsunami.
Além disto, representantes de governos de todo o mundo comprometeram-se a fomentar o desenvolvimento da cooperação internacional em matéria de incêndios florestais, a fim de combater os incêndios descontrolados, assim como as causas dos mesmos.
– Ainda que o fogo constitua uma ferramenta muito importante de ordenamento de terras, os incêndios florestais de grandes proporções têm conseqüências catastróficas, acarretam perda de vidas humanas e colocam em perigo os meios de subsistência, destroçam as economias locais e provocam a degradação do meio ambiente, explicou o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. A cada ano, segundo estimativa da FAO, são queimados entre 400 milhões e 500 milhões de hectares. (El Mundo, 15/3)