Bush busca o banimento da energia nuclear em todos os países
2005-03-16
Por detrás da recente mudança da forma como o presidente George W. Bush está lidando com o programa nuclear do Irã, está um objetivo mesnos visível: reeescrever, efetivamente, to os principais tratados governamentais sobre a difusão da tecnologia nuclear sem, de fato, renegociá-los.
Em suas declarações públicas recentes, os auxiliares de Bush deram a conhecer que o Irã parece ter o direito, pelo menos no papel, de enriquecer urânio para produzir energia elétrica. Mas Bush tem gerenciado no sentido de convencer seus relutantes aliados europeus que os únicos resultados de suas negociações com o Irã devem envolver a desistência deste objetivo.
No que diz respeito à reinterpretação do Tratado de Não-proliferação de Armas, Bush agora argumenta que há uma nova classe de nações às quais simplesmente não se pode confiar a produção de tecnologia nuclear, mesmo que o tratado não faça tal distinção entre elas.
A administração norte-americana declarou, publicamente, que seu amplo objetivo é refazer o tratado nas bases daquele que foi feito pelo ex-presidente Eisenhower, na época da Guerra Fria, banindo armas atômicas. (NY Times, 15/3)