Ibama apreende carretas com 74 metros cúbicos de madeira em MT
2005-03-15
A fiscalização do Ibama no Trevo do Lagarto apreendeu duas carretas com 74 metros cúbicos de madeira irregular no sábado de manhã. Elas foram levadas para a Delegacia da Natureza, onde havia outros quatro caminhões com toras apreendidas.
Uma das carretas vinha de Carlinda e estava com a ATPF (Autorização para Transporte de Produtos Florestais) rasurada. Segundo o analista ambiental do Ibama, José Arnaldo Pittom Filho, a data havia sido mudada de 10/02/2005 para 10/03/2005 e não havia carimbos. A alteração pode indicar que a autorização estava sendo usada pela segunda vez com cargas diferentes. A empresa responsável foi multada em R$ 7,4 mil.
O outro caminhão estava com ATPF vencida e vinha de Porto Velho, capital de Rondônia. Após a emissão, o documento vale por três meses. Foi aplicada multa de R$ 11 mil. As madeireiras podem contestar a apreensão judicialmente e tentar reaver as toras e os veículos. Caso a justiça não aceite o recurso, a madeira pode ser doada. (Diário de Cuiabá 14/03)