Indústria química de Los Angeles multada por não apresentar relatórios
2005-03-14
A Cherokee Chemical Co. Inc., de Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos), concordou em pagar US$ 53.749 por não Ter apresentado relatório de substâncias tóxicas à Agência de Proteção Ambiental (EPA), violando o Plano de Emergência e o Ato Comunitário do Direito de Saber.
– Esses relatórios sobre o direito de saber dão ao público informações valiosas sobre as substâncias químicas que estão sendo liberadas em suas comunidades, disse Enrique Manzanilla, o diretor da Divisão de Mídia Cruzada da EPA para a região do Sudoeste do Pacífico. De acordo com ele, a aplicação desta multa deverá fazer com que outras indústrias lembrem do caso e mantenham uma vigilância estreita em reportar suas práticas químicas.
A inspeção da EPA à Cherokee Chemical Co. – que mistura e reembala substâncias químicas para tratamento de água e para indústrias do ramo sanitário – ocorreu em fevereiro de 2004. Ao fazer inspeção, a EPA descobriu que a empresa não reportou, em seus inventários químicos, a liberação de doimetil-di-tio-carbamato de sódio e glicol-éteres entre 2000 e 2002, e de nitrato de sódio em 2001 e 2002. A primeira substância é usada em desinfetantes e inseticidas, podendo causar problemas ao desenvolvimento de crianças. Já a Segunda é usada em aerossóis de tintas e em substâncias químicas na agricultura.(Capitolium News, 3/2)