Cidades portuárias de Los Angeles lutam contra a poluição do ar
2005-03-14
Os dois maiores portos marítimos dos Estados Unidos estão perseguindo diferentes estratégias para reduzir a poluição do ar. Autoridades ambientais e moradores, preocupados, estão carecendo de coordenação para enfrentar a poluição do ar em Los Angeles. Alguns temem que as regulamentações possam trazer pontos conflitantes, estabelecendo um cenário que enfraqueça os padrões de controle da poluição do ar.
Lado a lado, os portos de Los Angeles e Long Beach, que ficam na Baía de San Pedro, são as duas maiores fontes de poluição do Sul da Califórnia. E as décadas de rivalidade entre eles leva a crer que lutarão separadamente para diminuir a poluição do ar.
Os dois portos, recentemente, realizaram pesquisar caras para levantar dados sobre a poluição que produzem, usando a mesma empresa de consultoria. Mas como os anos de referência foram diferentes – 2001 e 2002 – as comparações entre ambos não foram possíveis.
O fato é que estão usando métodos diferentes para medir a poluição. E a cidade de Los Angeles está requerendo que os planos de controle da poluição do ar sejam feitos de acordo com critérios regionais. Recentemente, o porto de
Long Beach declinou de uma convocação de Los Angeles para unir-se aos esforços de limpeza do ar. A falta de coordenação e de comunicação está frustrando os residentes e os grupos de ambientalistas. Ambos os portos emitem toneladas de fumos de diesel e óxidos de nitrogênio nas vizinhanças, causando problemas respiratórios à população. (Los Angeles Times, 13/3)