Governo inglês anuncia aperto aos limites de emissão de gases estufa
2005-03-14
Grupos de ambientalistas receberam bem o anúncio do governo do Reino Unido no sentido de estreitar os limites de emissão de gases de efeito estufa, seguindo as pressões da Comissão Européia.
O anúncio permitirá às indústrias do Reino Unido juntarem-se ao Esquema Europeu de Comércio de Emissões (ETS), componente chave nos planos da União Européia para o combate ao aquecimento global.
Ele também permitirá ao governo evitar prejuízos eleitorais. Segundo o ETS, todo membro da União Européua deve estabelecer um limite – Plano Nacional de Alocações (NAP) – em quantidade de dióxido de carbono que as plantas industriais possam produzir durante os próximos três anos.
Cada governo deve então dividir este limite entre as empresas envolvidas, sendo que cada companhia recebe uma quota de permissão que ela pode negociar com outras, até um limite estabelecido pelo mercado. O objetivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono. Para o período de 2005 a 2007, as empresas não poderão produzir mais do que 736 milhões de toneladas de dióxido de carbono. (BBC, 13/3)