Ministros da União Européia acertam proposta de redução de CO2
2005-03-11
Os ministros de Meio Ambiente da União Européia chegaram a um acordo para propor que os países desenvolvidos reduzam suas emissões de gases de efeito estufa da ordem de 15% a 30%, em 2020, e da ordem de 60% a 80%, em 2050.
O texto assinala que sem prejudicar novos enfoques para a diferenciação entre as partes (países) em um marco flexível e justo no futuro, a União Européia buscará explorar, com outras partes, possíveis estratégias para conseguir a redução necessária das emissões.
Neste contexto, segundo a proposta, deveria ser considerada uma redução de emissões de gases pelo grupo de países desenvolvidos, da ordem de 15% a 30%, para 2020, e de 60% a 80%, para 2050, em comparação com a linha de base prevista no Protocolo de Kyoto.
A ministra do Meio Ambiente da Espanha, Cristina Narbona, destacou que o acordo inclui os elementos de flexibilidade e eqüidade solicitados pela Espanha. Segundo ela, as cifras mencionadas não prejudicam, em absoluto, qual será a contribuição dos países da União Européia no contexto dos países em desenvolvimento, mais adiante do Protocolo de Kyoto, que se encerra em 2012. (El Mundo, 11/3)