Especialistas prevêem supererupção de vulcão no Yellowstone
2005-03-11
Geólogos foram chamados para uma força-tarefa, nos Estados Unidos, a fim de considerarem o gerenciamento de emergência no caso de haver uma maciça erupção vulcânica, ou mesmo uma supererupção.
A recomendação veio em um relatório que coincide com um drama de TV apresentado pela BBC que descreve uma supererupção fictícia no Prque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, Estados Unidos.
Especialistas dizem que tal evento terá um impacto global de larga escala. Eles assinalam que tal supererupção seria dez vezes maior, em termos de magnitude, do que o impacto de um asteróide.
–Não queremos ser sensacionalistas a respeito disto, mas está para acontecer, diz o professor Stephen Self, da Universidade Aberta.
Segundo os autores, os governos estão ignorando o alerta. Eles enfatizam que enquanto uma catástrofe desta magnitude é rara na existência humana, ela é surpreendentemente comum em escala geológica. Segundo eles, o tsunami asiático de dezembro último será como sombra perto de uma supererupção como esta. O relatório liberado na quarta-feira (9/3) pela Sociedade Geológica dos Estados Unidos aponta pelo menos 31 sítios onde houve supererupções no passado. Eles incluem o Lago Taupo, na Nova Zelândia, e Campos Felgrano, perto de Nápoles, na Itália. (BBC, 11/3)