Espanha tem mais áreas protegidas
2005-03-10
O número de áreas naturais protegidas na Espanha subiu para 960, ocupando uma superfície terrestre de quase 4,6 milhões de hectares, o que representa 9,10% do território espanhol. A superfície marinha protegida, por sua vez, chega a 68.650 hectares.
Estes são alguns dos dados disponíveis no Anuário do Estado dos Espaços Naturais Protegidos apresentado por Europarc-España e pela Fundação BBVA. Segundo o informe, a figura do parque é a mais representativa, com 149 espaços e 71,93% da superfície protegida, enquanto que a do monumento natural é a mais numerosa quantitativamente, com 252 espaços.
O Anuário mostra o forte desenvolvimento experimentado pela Espanha com relação a espaços protegidos nas duas últimas décadas. Se em meados dos anos 80 não haviam ias que 50 áreas protegidas, atualmente elas são uma fórmula da administração territorial consolidada como o principal instrumento para a conservação do patrimônio natural.
Entre os benefícios que supõem a proteção de áreas naturais com fins de conservação, o informe assinala os que podem ser experimentados cotidianamente pelos cidadãos, como indicam os milhões de visitas com fins recreativos, turísticos e culturais. A comunidade autônoma com maior superfície relativa protegida é Canarias (42,19%), e a que mais aporta ao conjunto do território do Estado espanhol é Andaluzia, com 1,6 milhão de hectares – 36% do total da superfície protegida. (El Mundo, 10/3)