Ecologistas espanhóis denunciam lixão em Doñana
2005-03-10
A ONG espanhola Ecologistas em Ação denunciou a existência de um lixão de plásticos agrícolas, produtos fitossanitários e todo tipo de resíduos que sistematicamente vêm sendo incendiados e contaminam o ar, o solo e as águas que vão parar no Parque Nacional de Doñana. Em uma nota à imprensa, a organização ecologista informou que o aterro localiza-se no cruzamento de Caño del Guadiamar, município de Aznalcázar, com o limite do parque.
A Ecologistas em Ação recorreu ao Serviço Nacional de Proteção aos Parques depois de ter denunciado este lixão em várias ocasiões à Ouvidoria do Meio Ambiente, sem ter conseguido uma solução para o problema, nem a adequação do aterro, onde há focos de contaminação por resíduos agrícolas.
Segundo a ONG, é normal encontrar queimando esse tipo de resíduo no local, com a conseqüente produção de substâncias tóxicas. Qualificou como especialmente grave a contaminação das águas por sua proximidade com a área de captação de Guadiamar, que é um dos principais aportes de água ao Parque Nacional. (El Mundo, 10/3)