Bush renova pedido para explorar petróleo no Alasca
2005-03-10
Em razão de os preços do petróleo terem atingido recordes no ano passado, o presidente Bush renovou seu apelo para que o Congresso autorize a exploração de petróleo em uma larga faixa da área localizada no refúgio da vida selvagem do Alasca.
Em palestra realizada nesta terça-feira (9/3) em Ohio, Bush pediu que os legisladores, com urgência, aprovem o projeto de energia que tramita no Congresso desde o início de seu primeiro madato, advertindo que ele poderá levar ao fim da dependência do país de importações de óleo cru.
–Fizemos um debate de quatro anos sobre o projeto de energia. Agora é tempo de Ter este trabalho feito, disse Bush.
Bush falou após uma visita ao Battelle Memorial Institute, uma organização de pesquisas sem fins lucrativos que está trabalhando no desenvolvimento de célula de combustível a hidrogênio. Ele afirmou que é urgente que os Estados Unidos reduzam a sua dependência da importação de petróleo.
Mas o ponto de controvérsia foi mesmo a questão de explorar petróleo no refúgio ártico. –Desenvolver uma pequena porção desse território poderia não apenas criar novos empregos, mas, eventualmente, reduzir nossa dependência de petróleo estrangeiro em mil barris por dia. Defensores da causa, como o Instituto Americano do Petróleo, afirmam que a exploração da área poderia tranqüilamente substituir as importações de petróleo da Arábia Saudita por duas décadas.
Ambientalistas do Sierra Club, no entanto, afirmam que estes dados estão amplamente superestimados. Conforme eles, as reservas do refúgio ártico dariam para abastecer o país por menos de um ano em termos de substituição de importações. (CNN, 10/3)