Governador do Ceará apela para união do Nordeste em prol da transposição do Velho Chico
2005-03-09
O governador do Ceará, Lúcio Alcântara, fez um apelo segunda-feira (7/3), pela unidade da região Nordeste para a consolidação do projeto. — O São Francisco, que é o rio da integração nacional não pode virar o rio da desunião regional. O projeto de transposição tem respaldo técnico, um grande conteúdo social e humano e precisamos unir os esforços para, com humildade, convencer os opositores deste projeto da importância dele, através das nossas argumentações, disse ele, fazendo referência a políticos da própria região que se opõem à transposição.
Durante o debate, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, afirmou que os governantes dos estados nordestinos, aliados a setores da sociedade civil, devem estar dispostos à militância em favor da transposição. O Ministro reforçou a idéia da união de segmentos da sociedade para a concretização das obras, com o intuito de vencer um dos grandes inimigos do projeto que é a desinformação. Qualquer brasileiro que conheça realmente o projeto, vai aprovar. Para Ciro, esta é uma oportunidade da comunidade nordestina dar um exemplo ao mundo, ao criar, em comunhão, uma alternativa de desenvolvimento.
O projeto da transposição do São Francisco para as bacias hidrográficas do chamado Nordeste Setentrional (região que engloba os Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, e parte de Pernambuco e Alagoas) pretende assegurar a oferta de água a mais 12 milhões de habitantes da região. A estrutura de recursos hídricos instalada no Ceará nos últimos 15 anos, que inclui obras como o Castanhão e o Canal da Integração, colocam o Estado na condição do primeiro do Nordeste a já estar apto para receber a transposição. A audiência contou com a participação de lideranças políticas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Pernambuco.