Pesquisa: 88% dos brasileiros acham que faltará água no futuro
2005-03-09
Nada menos que 88% dos brasileiros acreditam que o país irá enfrentar problemas de abastecimento de água a médio ou longo prazos, em razão da forma como a água é utilizada. Entre os jovens, este número cresce para 94%. A maioria dos jovens brasileiros de 16 a 24 anos conhece, em parte, os problemas relacionados aos recursos hídricos e acha importante não desperdiçar água. Cerca de 73% deles acham que o consumo em sua casa poderia ser menor. Entretanto, 64% gastam de 6 a 15 minutos no banho.
Cerca de 74% da população concorda com um projeto de lei que estipula o pagamento de um a dois centavos para cada mil litros de água consumida, para quem gasta mais ou polui, desde que estes recursos sejam utilizados para conscientizar as pessoas sobre o uso da água e para custear a recuperação e proteção das bacias hidrográficas.
Estas e diversas outras informações sobre os hábitos de consumo e a percepção da questão dos recursos hídricos no Brasil foram reveladas por uma pesquisa encomendada pelo Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, ao Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública e Estatística (Ibope). O resultado será anunciado amanhã (10/3), na sede do WWF-Brasil, em Brasília (DF), pela secretária-geral da ONG, Denise Hamú, e pelo coordenador do Programa, Samuel Barreto.