Espanhóis propõem uso de energias renováveis para reduzir emissões de CO2
emissões de co2
2005-03-09
Duplicar a energia procedente de fontes renováveis, diminuir o consumo energético através de medidas de arroxo e eficiência energética e reduzir em 10% as emissões anais de dióxido de carbono (CO2) são os objetivos fundamentais do Plano Energético elaborado por especialistas da Universidade Politécnica de Madri.
Na apresentação do documento, o conselheiro de Economia e Inovação Tecnológica, Fernando Merry del Val, assinalou que o texto segue aberto a novas sugestões de especialistas e assinalou que ele é parte do compromisso do governo regional de assegurar, por meio de um projeto global, a segurança da administração da energia na região.
O objetivo do plano é a satisfação da demanda energética que se experimentará na comunidade de Madri até 2012 através do provisionamento de produtos energéticos demandados (derivados de petróleo, gás natural e eletricidade) e da melhoria da infra-estrutura para a sua geração, transporte e licenciamento, além dos serviços de distribuição.
Segundo o plano, o consumo de energia na Comunidade de Madri, em 2003, foi de 10.217 quilotoneladas equivalentes de petróleo. OS setores com maior consumo de energia final são Transporte (51%), Doméstico (24,5%) e Indústria (12%). Quanto à fonte consumida, os derivados de petróleo correspondem a 62% do consumo; a eletricidade, 21%; o gás natural, 15% e o restante, quase 2%. (El Mundo, 8/3)