Barcelona será a sede do Observatório Europeu de Biotecnologia
2005-03-09
A cidade de Barcelona será finalmente a sede do Observatório Europeu de Biotecnologia (OEB), graças a um projeto impulsionado pela Espanha e pela Bélgica.
O responsável pelo projeto, na Espanha, será Francisco Canals. Segundo ele, foi muito difícil conseguir que o OEB venha para Barcelona. Ele argumenta que o país não é um cenário natural para empresas biotecnológicas, já que conta com apenas 73 empresas deste segmento, quando, em outros países, existem mais de mil.
Francisco Canals destacou que para argumentar que Barcelona poderia ser uma boa sede para o Observatório, foram feitas visitas ao Parlamento e a diferentes grupos políticos, buscando-se reconhecimento e apoio formal.
O OEB não terá uma atividade científica, mas será dedicado a observações sobre os movimentos e tendências de um setor tão complexo como a biotecnologia, que engloba âmbitos como a biologia e a informática.
O Observatório tem o incentivo da iniciativa privada, adotando o modelo de entidades observacionais. Ele realizará diversos estudos com independência das administrações públicas, o que constitui um de seus principais valores. Trabalhará com formação, divulgação, documentação e intermediação. (El Mundo, 8/3)