Turbinas eólicas ameçam paisagem na Escócia
2005-03-09
A paisagem literária da Escócia está ameaçada. Das montanhas de Borders, que inspiraram Sir Walter Scott, à majestosa vida selvagem das montanha e picos descritos por Robert Louis Stevenson e outros, a superfície desses mais famosos locais poderá ser alterada para sempre.
Ativistas que lutam conta as fazendas eólicas estão reclamando de planos existentes para mais de 6 mil turbinas a serem instaladas ao redor do país, ameaçando danificar o único cenário que influenciou escritores, artistas e poetas.
Um relatório do Projeto de Avaliação de Ventos da Escócia (Swap), que representa um consórcio de negócios e donos de terra preocupados com a proliferação das turbinas, reclama a existência de planos para mais 250 áreas de estação de energia eólica ao redor da Escócia, de Highlands a Borders.
Ente os planos mais cotnroversos está o de erguer 30 turbinas de 400 pés em Broadmeadows, a quatro milhas de Selkirk e perto de Southern Upland Way, de modo que estes monumentos tecnológicos se tornem visíveis a partir da paisagem escocesa – região de Border, perto de Dryburgh.
Embora tenha nascido em Edinburgo, Sir Walter Scott constituiu lar em Borders, paisagem que serviu de inspiração para várias e suas obras. (The Independent, 8/3)