Quatro novos casos da gripe do frango foram registrados no Vietnã
2005-03-09
Mais quatro casos de vítimas humanas do vírus da gripe do frango foram registrados no Vietnã, dois deles na mesma família – um homem de 21 anos e sua irmã, de 14. As informações foram dadas anteontem (7/3), em tom de alerta, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, o homem de 21 anos morreu, mas não há informações, ainda, sobre o estado de saúde de sua irmã e de outras duas pessoas afetadas. Todos ficaram doentes em meados de fevereiro. Oficiais vietnamitas estão tentando determinar se uma enfermeira de 26 anos que ingressou no hospital em Hanoi, na semana passada, desenvolveu o vírus da gripe do frango.
A agência Bloomberg News reportou que um oficial da OMS disse que a enfermeira teria tido resposta positiva para o vírus da gripe do frango A(H5N1), que matou centenas de milhares de pássaros e pelo menos 44 pessoas no Sudeste da Ásia, há alguns meses.
Mas Dick Thompson, porta-voz da OMS, informou que a agência não tinha conhecimento do caso.
Autoridades da área da saúde estão preocupadas com a possibilidade de combinação do vírus da gripe do frango e com possíveis mutações genéticas que podem torná-lo resistente e disseminado rapidamente entre humanos do mundo todo. As informações a respeito de novos casos da gripe do frango são urgentemente requeridas pelos cientistas, pois eles sabem que esse vírus muda de composição molecular.
Já foram registrados pelo menos 42 casos de contaminação humana pelo vírus , segundo a OMS. Dessas, 13 foram fatais. A Tailândia registrou 17 casos humanos da gripe do frango, dos quais, 12 fatais. E o Camboja reportou um caso fatal. (New York Times, 8/3)