Floresta queimada em 2002 começa a ser cortada na Califórnia
2005-03-09
Exploradores de madeira começaram anteontem (7/3) a cortar árvores florestas dentro de uma velha reserva florestal que se incendiou em 2002, na Califórnia, após autoridades terem barrado manifestantes que tentavam bloquear o acesso.
Cinco homens portando motosserras e outros equipamentos consegiram adentrar na área, próxima ao Rio Illinois, apesar dos protestos na Floresta Nacional de Siskiyou. Logo em seguida, ouviu-se o barulho das motosserras e das árvores tombando. Autoridades prenderam 10 pessoas. No meio do grupo, havia uma picape portando um cartaz onde se lia: A Terra Primeiro!
Cerca de 50 manifestantes fizeram uma performance no Siskiyou antes do início do corte das árvores. –Não temos leis em nossa florestas, então nós seremos a lei, disse
Joan Norman, 72, da localidade de Selma, antes que o Serviço Florestal chegasse e arrancasse a cadeira que ele estava usando para ficar sentado sobre a ponte que dá acesso à área florestal.
Segundo John West, presidente da Silver Creek Logging. Co., os manifestantes tinham o direito de protestar, mas o prazo de uma corte federal que já havia dado ganho de causa aos exploradores de madeira, há alguns meses, havia expirado. –As pessoas deste país deram ao Serviço Florestal a responsabilidade de tomar conta desta terra, disse West.
O produrador Lauren Regen disse que os manifestantes estavam tentando adiar o corte a tempo de a Corte distrital realizar uma audiência, nesta quarta-feira (9/3), atendendo a um pedido de outros grupos ambientais. (Los Angeles Times, 8/3)