Sociedade civil mobiliza-se para proteger Aqüífero em Florianópolis
2005-03-08
Pertencente ao complexo do Costão do Santinho, está sendo projetado nas margens da SC 406, em Ingleses, um empreendimento misto de campo de golfe e de condomínio residencial luxuoso, o Costão Golf.
Moradores da região temem ser diretamente prejudicados com o funcionamento do campo de golfe, cuja enorme extensão de gramado requer muitos cuidados para manter a qualidade da prática do esporte.
Consta do Relatório de Impacto Ambiental, licenciado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA, a relação e quantidade dos produtos químicos a serem utilizados com a função de combater insetos e ervas invasoras e de oferecer nutrientes à grama.
O depósito subterrâneo local fornece a melhor água que a Casan possui, segundo o presidente da Casan, Walmor de Luca, mas por estar localizado em terreno arenoso, portanto altamente permeável, poderá ficar comprometido.
Na avaliação de técnicos integrantes do movimento sócio-comunitário e ambiental, os efeitos da aplicação de agroquímicos não foram corretamente avaliados pela equipe que licenciou o projeto. Reivindicando uma nova avaliação, mais aprofundada, desse estudo, entidades ligadas ao Fórum da Cidade procuraram o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil e os órgãos ambientais governamentais.
Para reforçar o ponto de vista comunitário, foram recolhidas, no dia 24 de fevereiro, 2.500 assinaturas durante um ato na rua Felipe Schmidt, no centro da capital. Ao mesmo tempo, foi dada entrada a uma denúncia de propaganda enganosa junto ao PROCON, uma vez que a publicidade empresarial afirma que não serão usados agrotóxicos na manutenção da área. (Boletim Ambiente Meiembipe, 07/03)