Fogo devasta campo nativo e mata em Santa Maria
2005-03-08
Incêndios consumiram árvores nativas em Santa Maria e 600 hectares de pastagens em Itaqui
Os efeitos da estiagem continuam a se multiplicar pelo interior do Estado. Ontem o 4º Grupamento de Incêndio de Santa Maria mobilizou o efetivo de 30 soldados para combater as chamas que atingiram o Morro das Antenas a partir do meio-dia. Diversas residências das vilas Santa Terezinha e Vitória foram ameaçadas pelo fogo, determinando que fossem isoladas com a utilização de jatos de água, para que as labaredas não as alcançassem. O incêndio, que consumiu 15 hectares de mata nativa e campo, exigiu a presença ainda de 20 integrantes da Escola Técnica da Brigada Militar.
No último domingo, as chamas devastaram 600 hectares de campo nativo, a 15 quilômetros do centro de Itaqui. Os 12 bombeiros que atuam na cidade foram chamados logo depois do meio-dia e trabalharam até o início da noite. Labaredas de até 3 metros de altura avançaram da localidade de Chapadão até as margens do rio Ibicuí. Diante disso, foi pedido o reforço a São Borja e Uruguaiana, mas os efetivos dos dois municípios também se encontravam mobilizados no combate a incêndios localizados. O auxílio acabou vindo do Exército, que enviou 30 militares para colaborar no trabalho.
O município já registrou 70 ocorrências de fogo em campo desde o mês de janeiro. Conforme a AES Sul, cerca de 90 clientes da área rural de Itaqui ficaram sem luz de domingo até ontem por conta da queima de 38 postes da rede de energia, atingidos pelas chamas. A empresa, responsável pelo serviço, manteve 40 técnicos, em cinco caminhões, trabalhando para reverter a situação. (CP, 16)