Prefeitura de POA reavalia o uso do Caminho dos Parques
2005-03-07
Três anos e meio depois de sua inauguração, o futuro da ciclovia que interliga quatro dos principais parques de Porto Alegre com a orla do Guaíba é incerto. Enquanto usuários reclamam da falta de fiscalização, a prefeitura diz estar reavaliando a utilização da via.
Inaugurada em setembro de 2001, a ciclofaixa Caminho dos Parques foi fruto de uma parceira da prefeitura com o Banco Santander, que investiu R$ 200 mil na colocação da sinalização ao longo dos cinco quilômetros do trajeto. Em troca, a instituição financeira poderia explorar espaços publicitários na via.
Segundo a assessoria de comunicação do Santander, o contrato do banco com o município venceu em 2003. A prefeitura chegou a encaminhar uma proposta de renovação no ano passado, em análise pela vice-presidência de assuntos corporativos do banco. O valor envolvido na proposta não foi revelado.
Processo envolve várias secretarias
Na sexta-feira, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, limitou-se a informar, por meio de sua assessoria, que a utilização do Caminho dos Parques como ciclovia está sendo reavaliado. O processo estaria envolvendo várias secretarias. A assessoria não informou se a fiscalização continua na ciclovia, que deveria ter trânsito preferencial para bicicletas em domingos e feriados.
Enquanto as negociações prosseguem, ciclistas se decepcionam com o desrespeito dos motoristas e a negligência dos agentes de trânsito. Morador do bairro Cidade Baixa, o estudante Renê Müller, 17 anos, pensa em deixar de pessear pela ciclovia nos finais de semana. Prefere se arriscar no trânsito das avenidas com automóveis e ônibus do que ter de desviar de veículos estacionados no trecho que seria exclusivo das bicicletas.
- No último domingo, fui reclamar a um agente de trânsito que havia um carro estacionado na ciclovia, e ele me disse que não poderiam fiscalizar porque não havia sinalização. As placas estavam pichadas ou arrancadas. Depois disso, me desestimulei completamente - diz.
A ciclovia
- O Caminho dos Parques foi inaugurado em setembro de 2001, interligando os parques Moinhos de Vento, Farroupilha (Redenção), Maurício Sirotsky Sobrinho e Marinha do Brasil com a orla do Guaíba
- A via tem trânsito preferencial para bicicletas em domingos e feriados, das 8h às 20h
- O trajeto é sinalizado com placas e por uma faixa pintada na pista de rolamento
Contraponto
O que diz Luis Afonso Senna, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC):
- O Caminho dos Parques está sendo reavaliado como ciclovia, mas, enquanto isso, a fiscalização segue sendo realizada, e os veículos devem obedecer à sinalização existente no trajeto. (ZH, 49)