Avião provoca chuva artificial em SC
2005-03-07
As três pancadas de chuva que caíram na sexta-feira à tarde (04/03) numa área de lavoura situada entre Ponte Serrada e Vargem Bonita, ambas em Santa Catarina, foram provocadas pelo avião Asteca.
A aeronave conseguiu alcançar as nuvens mais baixas que foram borrifadas com água potável para gerar o acúmulo de líquido na atmosfera e ocasionar as precipitações.
Os responsáveis pela tecnologia que ajuda a formação dos pingos comemoraram o resultado. Essa foi a primeira vez, desde o uso desse sistema, que eles conseguiram fazer chover três vezes num mesmo vôo.
O avião decolou do aeroporto de Joaçaba com 200 litros de água, cem litros a menos da capacidade normal.
Conforme o engenheiro Take-shi Imai são necessárias 10 milhões de gotículas para formar uma gota de chuva com tamanho de dois milímetros.
A precipitação durou cerca de uma hora. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) não calculou o volume de chuva ocasionado artificialmente pela ação do avião.
A aeronave deve realizar novos vôos hoje na região para tentar precipitações. A permanência do Asteca no Estado é por tempo indeterminado. O custo do serviço, orçado em R$ 1,8 mil a hora de vôo, é pago pelo governo. (ZH 05/03)