Lei da Biossegurança reduzirá custos na produção agrícola, diz representante da CNA
2005-03-07
O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Carlos Sperotto, afirmou hoje que a Lei da Biossegurança deverá contribuir para a redução dos custos na produção agrícola e garantir ao Brasil melhores condições de competitividade. Aprovado ontem na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei da Biossegurança regulamenta o plantio, comercialização e pesquisas com sementes transgênicas.
— Uma vez colocado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que não há perigo para a saúde humana e que também não existe prejuízo para o meio ambiente, não vemos problema em explorar o aspecto econômico da biotecnologia, disse Sperotto, em entrevista coletiva. Para entrar em vigor, o texto precisa agora apenas da sanção presidencial. Nas últimas três safras, o cultivo da soja geneticamente modificada - resistente a herbicidas - foi autorizado por medida provisória. (Agência Brasil, 4/3)
Arpa estuda plano de negócios para unidades de conservação na Amazônia
Um encontro com técnicos e ambientalistas começa a discutir nesta semana um Plano de Negócios e Sustentabilidade Financeira das Unidades de Conservação da Amazônia. Organizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e com o apoio da Wildlife Conservation Society (WCS), o seminário integra as atividades do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Segundo Ronald Weigand, coordenador do Programa Arpa, o seminário marca o início da elaboração de uma metodologia que dará as unidades de conservação oportunidades para gerar receitas. O objetivo do encontro é envolver as equipes das UCs da região na discussão e elaboração de um programa piloto que indique meios para complementar os recursos governamentais investidos nessas áreas. A iniciativa proposta pelo Funbio é desenvolver estudos, discutir e testar mecanismos eficientes na gestão dos recursos e na criação de alternativas para a geração de receitas. (MMA, 4/3)