Poluição por diesel é preocupante em Sorocaba
2005-03-07
Poluição causada por emissão de diesel de veículos em Sorocaba é um assunto preocupante, a ponto de o prefeito da cidade, Vitor Lippi, ter discutido a formação de parcerias com a Cetesb na semana passada.
Técnicos do órgão ambiental estadual já realizaram cursos, em Sorocaba, para orientar os responsáveis por frotas de ônibus e caminhões para promover a manutenção e regulagem adequadas dos veículos. O prefeito acredita que tais ações possam ser estendidas também a mecânicos particulares, capacitando maior número de pessoas na manutenção de veículos pesados.
Conforme o presidente da Cetesb, Rubens Lara, a agência de Sorocaba da companhia, em 2004, realizou dois comandos conjuntos, um com a Polícia Militar, na área urbana, e outro, com a Polícia Rodoviária, na Raposo Tavares, a fim de impedir a circulação de veículos emitindo fumaça preta em excesso na cidade, o que causa poluição do ar e prejudica a saúde da população. Só no ano passado, o órgão ambiental emitiu 551 multas por emissão excessiva de fumaça preta nas principais rodovias de tráfego do município, ou seja, mais de uma multa por dia.
Segundo Lara, em todo o Estado de São Paulo, o índice de veículos a diesel desregulados caiu da ordem de 45%, em 1995, para 5,8%, em 2003, conforme dados apresentados no último relatório anual de qualidade do ar produzido pelos especialistas da agência ambiental paulista.