Incêndio destrói parcialmente parque florestal no Paraguai
2005-03-07
Um incêndio localizado no Parque Nacional San Rafael, no departamento de Itapúa, distante 400 quilômetros a sudeste de Assunção, se estendeu cerca de mil hectares nesta quinta-feira, informaram fontes governamentais.
Brigadas de bombeiros, voluntários e habitantes da região trabalham intensamente para sufocar as chamas e evitar a destruição da reserva. O incêndio teve início no último dia primeiro, na colônia agrícola Arroyo Claro por causa de queimadas.
As chamas se estenderam rapidamente para as matas vizinhas, o que foi favorecido pelos fortes ventos e o terreno seco, efeito de uma prolongada seca que atinge a região oriental do Paraguai.
O presidente Nicanor Duarte ordenou o envio de dois helicópteros à regiãoa, enquanto que o Paraná mandou dois carros-tanques para colaborar nas tarefas.
O parque San Rafael, de 74 mil hectares, é uma das 200 reservas protegidas do mundo no departamento de Itapúa, na fronteira com a Argentina.
O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) o escolheu como patrimônio da Humanidade. O Fundo Mundial para o Ambiente (GEF) desenvolve projetos na zona. (JB 03/03)