Nokia suspende planos para célula de combustível em celular
2005-03-07
Maior fabricante de aparelhos celulares do mundo, a Nokia suspendeu planos de desenvolver esses aparelhos com células de combustível, pelo menos pelos próximos anos. A companhia havia se comprometido com o uso dessas células há oito meses, mas agora concluiu que o setor não está maduro, ainda.
Apesar disto, executivos da Nokia garantem que ela não desistiu da idéia. A célula de combustível pode ser recarregada com bateria solar, em vez de convencional. Também permitirá conversações mais demoradas e aplicações de maior peso, como uso de vídeos.
Em junho de 2004, Tero Ojanpera, líder de pesquisa da Nokia, demonstrou um aparelho carregável com uma pequena quantidade de metanol. A célula de combustível combina-se com o metanol para produzir vapor.
Naquela época, Ojanpera disse que a tecnologia estava razoavelmente madura e disse que seriam necessários mais dois anos para levar ao mercado produtos como aqueles. Mas outros pesquisadores revelaram, recentemente, que há várias questões tecnológicas que detiveram o entusiasmo da companhia. (BBC, 6/3)