Passageiros de avião terão que pagar pela qualidade do ar
2005-03-07
Autoridades do Reino Unido que utilizarem aviões terão que contribuir para um fundo verde. O Reino Unido está para anunciar um esquema de promoção ao desenvolvimento de energia limpa pelo qual os viajantes terão que contribuir para um fundo toda vez que um ministro ou um funcionário civil fizer uma viagem por ar.
A idéia é reduzir o impacto das emissões de dióxido de carbono causado pelos vôos.
O esquema de cobrança vai ser implantado no mês que vem em pelo menos três departamentos – o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Negócios Rurais (Defra), o Escritório Estrangeiro e o Departamento de Desenvolvimento Internacional (Dfid).
Estes são os setores governamentais onde mais se realizam viagens aéreas, e os fundos de seus viajantes poderão chegar a 500 mil libras por ano. O dinheiro será investido em painéis solares para uso em cozinhas na Índia e em projetos de energia limpa no Sri-Lanka. O valor do pagamento por pessoa será calculado com base no número de milhas voadas e na altitude. Quando o avião voa mais alto, as emissões que ele faz de combustível contribuem mais para a mudança climática. (BBC, 6/3)