OMS faz alerta sobre acrilamida em alimentos
2005-03-07
A Organização Mundial da Saúde informou, na última sexta-feira (4/3), que as pessoas podem estar ingerindo alimentos com acrilamida, substância química associada a alimentos fritos que causa câncer em ratos de laboratório.
A OMS conclamou os governos a urgentemente instarem suas indústrias a fim de reduzir significativamente o conteúdo de acrilamida em alimentos como batatas fritas, café e produtos baseados em grãos, inclusive pães.
Estudos realizados por cientistas suecos em 2002 lançaram a atenção aos riscos potenciais da acrilamida, que pode se formar em altas temperaturas durante a fritura, ou a grelha de alimentos. Agora, a OMS está solicitando mais pesquisas, depois de outros estudos sugerirem que as pessoas não ingerem o suficiente de alimentos contendo acrilamida a ponto de colocarem suas vidas em risco.
Depois do último encontro sobre especialistas no assunto, a OMS informou que havia preocupações a respeito, mas seria necessário mais tempo para a situação ficar totalmente clara.
A FDA, Agência Norte-americana de Alimentação, disse que está revendo o relatório da OMS e planeja liberar novos dados sobre a acrilamida na dieta média dos norte-americanos. (Washington Post, 6/3)