Bush anuncia nome do novo presidente da EPA
2005-03-07
O presidente George W. Bush anunciou no final da semana passada o nome do novo presidente da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Trata-se de Steve Johnson, que estava temporariamente no lugar de Mike Leavitt, desde que este antigo líder da EPA foi nomeado para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
Se confirmado pelo Senado, Johnson, um veterano que trabalha há 24 anos na EPA, será o primeiro cientista profissional a ser empossado como chefe da EPA.
A escolha de Johnson, de 53 anos, cujo trabalho na agência está focado na área de pesticidas, poderá significar uma nova abordagem para a Casa Branca. Os administradores anteriores da EPA, Christie Whitman e Mike Leavitt, eram, ambos, figuras significativas do Partido Republicano, e ainda são.
Johnson vai assumir a EPA exatamente quando batalhas significativas estão sendo travadas, como a referente à regulação das emissões de mercúrio de plantas de energia a carvão. Seu nome está sendo elogiado por ambientalistas como Carl Pope, diretor-executivo do Sierra Club. –É o melhor que poderíamos esperar como sendo nomeado pela administração Bush, disse ele, a respeito de Johnson.
O presidente Bush descreveu o novo administrador da EPA como um cientista de talento e com habilidades gerenciais com um longo comprometimento com a defesa ambiental. (NY Times; The Grist Magazine, 6/3)