Prefeitura faz retirada de lixo do Rio Gravataí
2005-03-04
Às 9h, caminhões da prefeitura de Gravataí estarão estacionando às margens do rio que leva o nome da cidade para retirar lixo das águas. Desta vez, as máquinas serão acionadas para retirar resíduos plásticos queimados do local.
E m janeiro, durante mutirão de 12 dias, haviam sido recolhidos pneus, garrafas plásticas, pias e até mesmo pedaços de veículos, expostos pela estiagem. Ao todo, foram mobilizadas 33 pessoas da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) e de secretarias. Com a ajuda de três caminhões e seis contêineres, a equipe retirou 106 toneladas de lixo do Gravataí, sendo 45 delas de material reciclável.
No final de fevereiro, iniciou-se mobilização para limpeza do Arroio Barnabé, um dos afluentes do Gravataí. Do dia 24 daquele mês até quarta-feira, haviam sido retirados 300 metros cúbicos de lixo. A prefeitura pretende encerrar os trabalhos até o dia 9.
– Tem tudo que é tipo de material. Encontramos até um sofá inteiro. Estamos conscientizando a população a não jogar lixo no arroio - disse o secretário de Serviços Urbanos, Paulo Bones.
Segundo Bones, desde 1998 são realizadas retiradas semanais de entulho do Gravataí. Quando fiscais da fundação deparam com desovas novas de lixo, a secretaria é alertada a tomar providências. Hoje, serão recolhidos resíduos plásticos queimados. (ZH, 62)