Evento debate projetos florestais no Rio Grande do Sul
2005-03-04
As possibilidades do negócio florestal e o impacto ambiental dos novos projetos de plantio e produção industrial previstos para o Estado são o foco dos debates do seminário Reflorestamento e Desenvolvimento Sustentável, que reunirá técnicos, empresários e representantes de governo no dia 30 de março, em Porto Alegre. — Será um evento bem objetivo, para esclarecer as pessoas diretamente interessadas no negócio, empresários, investidores, proprietários rurais e prefeitos, diz o jornalista Carlos Matsubara, editor do site Ambiente JÁ, que organiza o seminário, patrocinado pela Aracruz Celulose e a Caixa RS.
Participam como apoiadores institucionais a Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, a Associação Rio¬grandense de Imprensa e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Reflorestamento e Desenvolvimento Sustentável é o tema geral do seminário que terá três painéis, com um palestrante e três debatedores cada um. No primeiro painel, pela manhã, será discutida a situação atual do mercado, a oferta, a demanda, o risco real do apagão florestal e a potencialidade do negócio florestal no Brasil e no Rio Grande do Sul.
À tarde serão discutidos os novos projetos previstos no Rio Grande do Sul e os programas de incentivo hoje à disposição dos investidores, o potencial do reflorestamento no Estado, pela grande oferta de terra, a importância de uma alternativa econômica para a região tradicional onde a pecuária e a lavoura de arroz não dão conta da demanda de produção e renda.
No último painel, será posta em discussão a questão ambiental, o impacto da plantação de florestas homogêneas, mitos e realidades em torno do eucalipto, a evolução das espécies e das técnicas de manejo, a responsabilidade das empresas que atuam no setor.