Pneus viram tijolo em construção na Inglaterra
2005-03-03
Materiais muito conhecidos mas nunca usados na construção foram a base para levantar uma casa batizada como Earthship, em Brighton, na Inglaterra. Pneus recheados com areia foram usados como tijolos e mostraram-se resistentes. Garrafas de vidro e latas de alumínio também fizeram parte desta inusitada lista de materiais de construção.
Em princípio, a idéia do ecologista Daren Howarth, da Low Carbon Network (LCN), era criar uma casa que emitisse pouco dióxido de carbono (CO2) não só durante sua construção mas também depois de pronta, no dia a dia. No fim, os benefícios foram maiores do que o previsto.
Segundo a London Press, a casa virou um exemplo de como preservar o meio ambiente. Além de reutilizar materiais que levariam décadas para se decompor, o projeto também terá tecnologia para gerar sua própria eletricidade com painéis e turbinas de vento, recolher a água da chuva e neve e tratar o esgoto.
A estrutura da casa já foi feita. A previsão é que em poucos meses o interior esteja completo e todo o sistema de auto-sustentação funcionando. Depois de pronta, a casa de Howarth será usada como exemplo para educação ambiental. A intenção é que ela seja um centro para visitantes e escritórios. (OESP 02/03)