ONGs da Califórnia entram com ação contra projeto de luxo
2005-03-02
Em uma batalha entre promotorias do sul da Califórnia, dois grupos ambientalistas entraram com ação que desafia a legislação estadual, que aprova a construção de um projeto de casas e espaços comerciais em Dana Point Headlands.
A Fundação dos Surfistas e o Sierra Club argumentam que o pedido da Comissão Costeira da Califórnia aprovado em 2004, em favor do projeto, de 121 acres, viola a lei estadual. Os grupos afirmam que o projeto poderia destruir 11 acres de habitat sensível. Os grupos ambientalistas também prevêem que a substituição de um velho muro de contenção com dois mil pés de comprimento, prevista no empreendimento, violam a legislação costeira estadual (Coastal Act).
O Conselho Municipal aprovou o projeto no início de 2002, mas é necessário o aval da Comissão Costeira. O projeto prevê a construção de 118 unidades residenciais, área para comércio, hotel e 70 acres de parques públicos e espaços abertos. A Fundação dos Surfistas e o Sierra Club entraram com a ação na quinta-feira passada (24/2), na Corte Superior de San Francisco, onde a Comissão Costeira tem a sua sede. (LA Times, 2/3)