Ambientalistas são alvos de atentados no RJ
2005-03-01
Seis dias depois do assassinato do ambientalista Dionísio Júlio Ribeiro Filho, defensor da Reserva Biológica do Tinguá, a casa de um dos fiscais do Ibama no parque, Marcio Castro, foi alvo de tiros.
Como o ativista, Castro também vem recebendo ameaças. Ele é membro da mesma ONG em que Júlio militava, o Grupo de Defesa da Natureza. Castro registrou queixa na delegacia de Nova Iguaçu.
Já o fiscal de Meio Ambiente da Prefeitura de Niterói, Alexandre Moraes, foi ferido com um tiro de raspão, nesta segunda-feira, quando fazia uma fiscalização na Estrada Francisco da Cruz Nunes, localidade conhecida como Biquinha, em Pendotiba. Alexandre foi ao local para confirmar uma denúncia de abertura de um ferro-velho numa área de preservação ambiental.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Niterói, Jefferson Martins, o fiscal foi seqüestrado e levado para um matagal por dois homens. Alexandre conseguiu fugir mas foi atingido por um tiro de raspão. Martins disse que o fiscal estava no local em missão oficial, acompanhado de um motorista. Martins está seguindo agora para Pendotiba. (OESP 28/2/ O Globo 28/2)