Número de municípios em emergência supera 2004
2005-03-01
O número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em razão da estiagem já é superior ao registrado no ano passado. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, 392 prefeituras recorreram à medida por causa da seca, enquanto no verão de 2004, foram 390 cidades. Os novos integrantes da lista são Ajuricaba, Augusto Pestana e Capão do Cipó.
A falta de chuva tem agravado a crise de abastecimento de água no interior do Estado. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) já contabiliza 16 municípios, atendidos pela empresa, em regime de racionamento. Ontem, São Valentim também passou a ter a água racionada.
Em Erechim e São Marcos, as interrupções no abastecimento começam hoje. A barragem de São Luiz, em São Marcos, está 1,96 metro abaixo do normal e o outro manancial de captação, o rio Ranchinho, está com nível muito baixo. Pelos dados da Defesa Civil, 48 cidades estão racionando água no Estado.
Por outro lado, as chivas do final de semana na Região Metropolitana afastaram o risco de racionamento de água em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Apesar da precipitação ter elevado o nível do rio dos Sinos em apenas oito centímetros, os serviços de abastecimento dos dois municípios descartaram a possibilidade de racionamento. (JC, 25)