Cientistas espanhóis detectam alga invasora que cresce 1 cm por dia
2005-03-01
Um grupo de investigadores do Instituto Mediterrâneo de Estudos Avançados (Imedea) detectou que a Caulerpa racemosa, espécie de alga invasora do fundo marítimo do litoral sul da Europa e do Norte da África, experimenta um crescimento de 1 centímetro por dia durante o verão e o outono.
Segundo informou a Universidade de las Islas Baleares (UIB), institução acadêmica que integra o Imedea junto ao Conselho Superior de Investigações
Científicas (CSIC), esta descoberta é um dos resultados mais significativos de um estudo que desenvolve um modelo de previsão do crescimento vegetayivo da expansão, no Mediterrâneo, das espécies invasoras Caulerpa taxifolia e Caulerpa racemosa e da autóctone Caulerpa prolifera.
Os pesquisadores Nuria Marbá, Jorge Terrados, Salud Deudero e Toni Box também analisam as conseqüêncis sobre a cadeia alimentar derivadas do crescimento dessas algas, em um trabalho cujos resultados pretendem definir medidas de gestão eficaz para controlar esta expansão.
Em 1999, cerca de 3 mil hectares da costa do Mediterrâneo encontravam-se colonizados por esta espécie, enquanto que, em Baleares, contabilizava-se a presença da taxifolia em 63 hectares em 2001, depois que o governo autônomo adotou as primeiras medidas para a sua erradicação. (El Mundo, 1º/3)